Cuidar da segurança de seu apartamento é fundamental para garantir sua tranquilidade. A busca por um apartamento por si só já é uma decisão que prioriza a segurança, já que viver em um ambiente desse modelo ajuda a coibir a ação de criminosos.


Mas há outras atitudes que podem ser tomadas para reforçar ainda mais esse ponto e que ajudam a blindar você e sua família.


Com algumas atitudes simples, é possível impedir ou diminuir as chances de que alguém invada sua propriedade e coloque em risco a segurança da sua família. Confira 10 dicas para deixar o seu lar mais seguro.


1. Câmeras de segurança internas


Muitas vezes, os moradores sentem limitações em relação à segurança do seu apartamento pois geralmente é o próprio condomínio que controla o interior do complexo. No entanto, é possível investir em câmeras de segurança dentro do seu apartamento.


Se você possui uma rotina corrida e sente a necessidade de estar a par do que acontece no seu apartamento enquanto está fora, a melhor solução é a instalação de câmeras de segurança em cômodos maiores como sala, cozinha e quarto das crianças.


Existem modelos mais tecnológicos que permitem que você controle o posicionamento delas pelo celular e tenha uma visão melhor e até mesmo se comunicar com quem está no ambiente.


2. Fechaduras


Quando o assunto for segurança para você e sua família não economize! A fechadura pode manter quem está do lado de fora, por isso invista em uma de excelente qualidade, com força o suficiente para evitar um arrombamento.


Se você sentir a necessidade, adicione fechaduras extras e troque as já existentes.


Adicione uma fechadura de balanço, uma fechadura portátil ou atualize sua fechadura atual para uma fechadura digital.


As fechaduras digitais são muito modernas e estão se tornando a escolha mais segura para os moradores. O uso delas é muito simples: você pode cadastrar uma senha e até mesmo usar a digital para entrar.


Alguns modelos oferecem a opção de criar uma senha que funcione apenas em determinados horários do dia, para controlar a entrada e saída dos mesmos.


As fechaduras digitais são consideradas mais seguras que as fechaduras tradicionais por dispensarem o uso das chaves, que podem ser perdidas e até copiadas.


3. Portaria 24 horas


Ter um porteiro faz toda a diferença quando o assunto é segurança de condomínios. O serviço prestado por ele confere a entrada e saída de pessoas durante todo o dia e ainda detecta movimentação a fim de evitar crimes e invasões.


Uma portaria 24 horas é a melhor opção para a segurança, seja ela física ou a distância, faz toda a diferença em qualquer lugar.


4. Iluminação


Você sabia que a iluminação de um condomínio influencia totalmente na segurança? Pontos escuros em corredores, estacionamentos, escadarias e áreas comuns podem se tornar um grande risco e serem propícios para roubos e até invasões.


Caso você veja alguma dessas áreas sem luz, avise imediatamente o síndico e aproveite para perguntar sobre a frequência que as chaves e códigos são alterados.


5. Janelas


Quando falamos de proteção nas janelas, não estamos nosnão referindo a trancças mais pesadas. A segurança em andares mais altos pode não ser apenas em relação a furtos e arrombamentos, mas também pela proteção da sua família em riscos de quedas.


Instale telas de proteção em janelas e qualquer outro ambiente onde uma pessoa possa encostar o corpo, desequilibrar e cair.


6. Entrada de pessoas


Fique atento, não só a sua segurança, mas a segurança de todos os moradores. Por isso, ao receber encomendas ou pedidos, informe que o prestador de serviço deve esperar na portaria.


Em casos onde há necessidade do serviço ser dentro do prédio, comunique a portaria e verifique qual o procedimento indicado.


Além disso, ao sair e entrar no condomínio adquira o hábito de checar se há alguém parado em frente ao prédio, alerte sobre movimentações estranhas e sempre feche o portão ao entrar e sair.


7. Alarmes


Muitos pensam que morando em grandes edifícios o uso de alarmes é dispensável. Pelo contrário, eles são bastante comuns em condomínios e aumentam a segurança dos moradores.


Além do aviso sonoro, muitos possuem botões de pânico, que acionam a polícia em emergências.


8. Engaje os moradores


Cuidar da segurança de quem ama é de interesse de todos. Em condomínios, esse cuidado pode ser debatido, explicado e aplicado por todos.


É tão importante sentir-se seguro em seu apartamento – afinal, é a sua casa. Mas a segurança no apartamento deve ser coletiva, por isso explique para seus filhos que jamais devem abrir a porta para estranhos ou autorizar entradas pelo interfone, solicite reuniões para discutir e informe o síndico sobre cada atitude suspeita.


9. Escolha do bairro conta


Existem inúmeros fatores que são essenciais dentro de um condomínio para quem procura segurança e tranquilidade dentro de casa.


A escolha do bairro pode ser um indicador primordial. Mesmo que o seu condomínio ofereça o máximo de segurança possível, é ideal que você escolha um imóvel que esteja localizado em um bairro seguro.


10. Seja discreto


Por fim, mas não menos importante, evite compartilhar informações pessoais sobre viagens longas, sistemas de segurança recém-instalados e demais situações que possam trazer riscos à sua segurança.


Sinta-se seguro


A violência sempre foi um problema comum nos grandes centros urbanos e, no Brasil, a atual crise econômica só contribuiu para agravar esse problema. Por essa razão, aprimorar a segurança de seu apartamento é fundamental para garantir sua tranquilidade.


É importante se sentir seguro dentro de sua própria casa, por isso conheça seus vizinhos, esteja atento a cada movimentação no condomínio e compartilhe suas preocupações com os demais moradores. Lembre-se que a segurança é coletiva.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, analisar o uso do site e auxiliar em nossos anúncios. Ao clicar em "aceitar", você concorda com o uso de cookies.