Para que a ideia de um grande obra se consolide, muitas vezes as pessoas se recordam apenas dos arquitetos. No entanto, para que esta obra saia do papel, é necessário o trabalho de um engenheiro.


Isto mesmo, na maioria das construções é normal vermos engenheiros e arquitetos trabalhando lado a lado, para que a mãe obra seja um sucesso. Por isso, no post de hoje, vamos te apresentar alguns engenheiros famosos que você precisa conhecer.


Siga a leitura:


1- Claude-Henri Gorceix

Nascido na França, em 1842, Claude-Henri Gorceix tem um importante papel na engenharia brasileira. Convidado por D. Pedro ll, ele chegou ao Brasil em 1874 para auxiliar na formação de engenheiros do nosso país.


Gorceix, era formado pela Escola Normal Superior de Paris e foi um grande estudioso das áreas de Geologia e Mineralogia. No Brasil, em 1876, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, ele fundou a Escola de Minas - considerada umas das melhores faculdades de engenharia do país, que ainda está em exercício.


2 - Francisco Prestes Maia

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, Maia, além de prefeito de São Paulo, foi um dos planejadores da maior metrópole do país, mas sua importância na engenharia vai muito além disso. Trata-se do responsável pela consolidação da profissão de urbanista no Brasil.


Nos anos 30, Maia propôs um Plano de Avenidas de São Paulo, este documento definiu os padrões de expansão da capital paulista. Como prefeito, ele aplicou a ideia, sendo responsável pela criação das avenidas Vinte e Três de Maio, Nove de Julho e Radial Norte - que, posteriormente, tornou-se Prestes Maia.


3- Joaquim Maria Moreira Cardozo 

Quando se fala na beleza e ousadia da projeção de Brasília, é comum lembrarmos do fantástico arquiteto Oscar Niemeyer, certo? Contudo, algumas obras do artista só estão de pé devido à genialidade de Joaquim Cardozo.


Cardozo era especialista em cálculo estrutural e, antes do desafio Brasília, ele e Niemeyer trabalharam juntos em outro grande marco arquitetônico: o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte.


4 - José Carlos Sussekind

Outro gênio do cálculo estrutural que trabalhou ao lado de Oscar Niemeyer. A parceria entre os dois começou na década de 70, após a morte de Joaquim Cardozo, durando até o falecimento de Niemeyer.


Graduado em Engenharia Estrutural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC RJ, Sussekind foi autor de cinco livros didáticos sobre cálculo estrutural. Além disso, ele lecionou na PUC RJ e no Instituto Militar de Engenharia (IME).


5. Edmundo Régis Bittencourt

Parágrafo Novo

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, analisar o uso do site e auxiliar em nossos anúncios. Ao clicar em "aceitar", você concorda com o uso de cookies.