Já faz algum tempo desde a pandemia de 2020, mas as mudanças que ela trouxe na rotina, incluindo a do trabalho, continuam existindo.
O home office, por exemplo, que não era tão comum no Brasil, passou a ser adotado por grande parte das empresas. Com isso, muitas pessoas precisaram adaptar o espaço em casa para atender às demandas.
E o trabalho em casa hoje ainda é realidade para muitos, ou mesmo no formato híbrido.
Por isso, as tendências em arquitetura de 2023 continuam apostando nesse formato e transformando espaços domésticos em ótimos ambientes de trabalho.
Confira a seguir essa e outras tendências em arquitetura para 2023:
1. Versatilidade e assertividade nos móveis
Ambientes versáteis e móveis que possuem mais de uma função continuam sendo aposta.
A mesa de jantar, por exemplo, passa a ser uma mesa de trabalho, enquanto uma penteadeira assume a função de escrivaninha.
Essa ressignificação tem o objetivo de atender às novas necessidades de uma maneira funcional, criativa e sustentável e criar novos espaços dentro de casa.
2. Falando em sustentabilidade
A pandemia também despertou a reflexão sobre os hábitos de consumo.
Hoje, o bem-estar, a saúde, o ar mais limpo e o contato com a natureza, são muito mais valorizados. Por isso, uma grande tendência da arquitetura para 2023 são os ambientes mais verdes e com espaços para jardins.
Quem mora em apartamento, o jardim vertical surge como uma ótima opção. Já quem mora em casa, pode apostar no jardim de inverno.
Isso porque as plantas trazem para dentro de casa o sentimento de leveza, bem-estar e aconchego.
3. Cores mais aconchegantes
As cores também são uma tendência em arquitetura para 2023.
Como nos anos anteriores, a Pantone e a Coral elegeram a paleta de cores para o ano. Este ano, a escolhida da Pantone foi a Viva Magenta 18-1750. A cor transmite força, poder e energia.
A Coral elegeu a cor Silêncio de Inverno, como cor do ano. Segundo a empresa, o objetivo é transmitir positividade com naturalidade, nos conectando com a natureza, e tornando a nossa casa mais aconchegante
4. Ambientes integrados
Cada vez mais implantados nos projetos de arquitetura, os ambientes integrados continuam sendo uma tendência.
Unir ambientes traz a sensação de maior liberdade, interação e aconchego. Essa é uma grande tendência em arquitetura para 2023 e, com certeza, para os próximos anos também.
5. O retrô é a nova moda
Os móveis retrô estão em alta nas tendências para este ano.
Essa tendência surge através da necessidade de trazer lembranças, e sobre o que elas significam.
Assim, os móveis retrô despertam memórias afetivas, resgatando períodos como as décadas de 80 e 90, que foram muito felizes.
Esses objetos ganham novos significados, ao mesmo tempo que despertam bons sentimentos e nostalgia.
6. Iluminação
Os ambientes cada vez mais iluminados, são outra tendência. Grandes janelas, portas de vidro e projetos que priorizem a luz solar estão cada vez mais em alta.
Essa ideia traz para a casa um aspecto mais saudável, arejado e tranquilo.
O significado do lar como um ambiente de segurança, aconchego e bem-estar ficou ainda mais forte nos últimos anos, principalmente após a pandemia.
Por isso, a busca por espaços que transmitem todos esses sentimentos vem aumentando a cada dia.